28 agosto 2009

Sapatos e Homens


Sabe, eu tô muito "precisada" de falar um monte, e liberar varias coisas que estão rodando na minha cabeça... Então vamos lá.


Esses dias, pelo Twitter, vi um tweet da @ladyrasta sobre uma propaganda de comemoração dos 30 anos da marca Melissa. E curiosa (eu particularmente gosto muito do trabalho da marca, acho super criativo) fui dar uma olhada no vídeo promocional... E me decepcionei de uma maneira que vou tentar descrever aqui.

Sabe o que é aquele amontoado de clichés machistas? Eu nunca vi tantos em uma propaganda só, e fiquei horrorizada com os comentários das pessoas, em sua maioria mulheres, dizendo que adoraram a produção, que acharam fofo, lindo, essas coisas... Já eu não achei nada legal.

O mote da propaganda é uma garota/mulher que conta um pouco da história da sua vida, e de suas amigas, através das Melissas. E começa com duas pequenas amigas que se adoravam, mas que brigam por causa de um garoto. Oi!? espera um pouco pois é forçar muito a barra, vocês não acham? Meninas na idade de 5, 6 anos, não brigam por conta de garotos, elas brigam com os garotos. Já não é suficiente a sexualização precoce que acontece hoje em dia, me vem uma propaganda dizer que basta um garoto entrar no meio e uma grande amizade entre meninas vai a ruína, por estarem disputando o amor do bofinho.
Começou mal, e mal vai prosseguindo, pois na adolescência, apesar da superação da briguinha da infância as rusgas por conta de bofinhos continua, e desta vez por causa de um carinha do intercâmbio. E por conta disso, nada de emprestar Melissa uma pra outra durante um mês.


Bem, quando eu penso que as coisas vão melhorar, pois as amigas entram na faculdade e agora - deduzi eu antes da hora - vamos falar de carreira, conquistas profissionais? Que nada! relevante mesmo foi uma tatuagem, carnaval na Bahia, comprar um carro e perder a virgindade... Pronto! Somos agora as garotas livres e descoladas (odeio essa gíria), temos carro pra ir pra balada (também odeio essa) e não temos virgindade que nos impeça de atrair os homens que estão muito a fim de dar umazinha com a gente... Eba! temos tudo o que sempre sonhamos... Mas na verdade não, pois o que as garotas da propaganda sonham, e esperam, para depois da faculdade não é um bom emprego, nem experiências edificantes, ou não, mas sim um maridinho.

Aí nessa hora a minha
paciência com a propaganda foi pro chão. Juro que se eu encontrasse esse publicitário ia perguntar o que diabos ele tem na cabeça pra fazer uma droga dessas.

Não, e o mais "legal" de tudo é que a maior sortuda das amigas é aquela que se casa logo com o primeiro pretendente. Ai que invejinha, pois ela "alcançou o apíce do desejo feminino" que é casar. Nessa hora me lembrei de uma declaração infeliz de um amigo meu, quando falou que as pedagogas só se formam para ser donas de casa inteligentes e cuidarem bem dos filhos. Uma grande piada sem graça, como essa propaganda.

No final de tudo a conclusão que eu tirei foi que a Melissa acha que a vida de uma mulher se reduz a sapatos e homens, não necessariamente nesta ordem. E se você garota quer arranjar o seu (sapato ou homem) não deve perder tempo , e ir correndo comprar a sua. Sem contar que nunca vi amigas tão superficiais, que se deixam abalar por qualquer pinto que atravesse o seu caminho. Sinceramente, eu pensava que já tínhamos evoluído o bastante para não ter que ver a personalidade feminina retratada de uma maneira tão desrespeitosa, vazia e cheia de clichés machistas, onde sempre temos que nos manter desejáveis e atraentes (dentro de um padrão muito duvidoso) aos olhos dos homens.

Mas quando eu vi os comentários das meninas dizendo que amaram a propaganda percebi que o problema não estava só na cabeça do publicitário idiota que pensou nisso, afinal ele só está fazendo o que a maioria faz. Só que ele, e todos os outros reveriam suas ideias em relação a mulher se nós, mulheres, e homens também por quê não, parássemos de achar esse tipo de coisa bonitinho só pelo fatos de ter sapatinhos de plástico fofos no meio.