04 dezembro 2007

Manipulações midiaticas

Propicio para primeiro post no meu blog...


Acho totalmente
inacreditável o poder da midia sobre os fatos.As pessoas deverão me dizer que alguém como eu que estuda o assunto não devia mais impressionar-se com essas coisas...Mas nada como o ato de viver para te causar o espanto.
Toda essa
visível indignação é decorrente dos últimos acontecimentos na UFMA, e quiçá, como ressaltou o REItor Salgado, na sociedade maranhense, diga-se de passagem sempre muito bem informada e com meios de comunicação "DEMOCRÁTICOS, SÉRIOS E COMPROMETIDOS COM A VERDADE".(O destaque é para fins de convencimento pessoal e alheio)Estes que desde a ultima sexta-feira,dia 30, promovem um verdadeiro processo de criminalização contra os movimentos sociais (no caso aqui o estudantil), mostrando-os a todos como verdadeiros vândalos com o único intuito de provocar a barbárie dentro da Universidade.
Verdades...
É que até agora a versão dos "marginais" não foi ouvida.Nem dentro da
propia UFMA, já que a Assessoria de Comunicação da Instituição (ASCOM) visivelmente não é mais de propriedade da UFMA (o que equivale a ser de todos que dela fazem parte, estudantes, professores e técnicos), mas sim do REItor e de seus assessores/jagunços...Tivemos a nossa voz tomada companheiros.
Indago a todos onde esta a tão alardeada democracia que Salgado se refere.Seria a atitude de impedir a entrada dos estudantes em uma reunião que é de
carater público?Ou de votar um projeto da magnitude do REUNI em um conselho desparitario e sem o mínimo de debate sobre o mesmo com a comunidade académica?...Não, não...Vejo que a democracia de Salgado está no ato de se aliar a entidades estudantis pelegas e oportunistas através de seus assessores, transformando os estudantes secundaristas em massa de manobra (já que não tinham clareza do que estava acontecendo)com o intuito de causar um confronto conosco,pondo em risco a vida de vários presentes.
Mas voltando ao aparelho
ideológico do Estado, está cada vez mais claro (se é que não já ficou totalmente...) a quem a midia maranhense serve, qual é o seu projeto.E não se engane filho do trabalhador, não somos nos "que já estamos dentro da Universidade" que somos contra vocês (palavras ditas com o dedo na minha cara).
Em momentos como esse o debate da democratização da comunicação caberia.Porém a situação é de caos e retirada do
pouco direito que temos.Da minha voz não abro mão.

Um comentário:

Dowglas Lima disse...

nunca abra mão da sua voz mesmo.

Eu como estudante de Jornalismo sei o que é possivel acontecer (ou não acontecer) nesse meio. Afinal, não é a toa que o Jornalismo é conhecido como o "quarto poder" (que às vezes se acha mais que os demais poderes). No fazer jornalístico há uma máxima de que um repórter deve ouvir os dois lados de um fato para construir uma reportagem propriamente dita. Sendo assim, no meio social ter que ser assim também: todos tem direito a expressar seu descontentamento e exigir seus direitos.

Continuem na luta, pois é nessa consciência nova e jovem que está o futuro do nosso Maranhão, sem oligarquias e injustiças.

Mil Beijos... do seu menino.

(ah e você tem futuro sim como blogueira! texto muito bom...vou ler seu blog sempre.)