Aqui em São Luis chove, desde a quinta-feira santa, sem parar, com pequenas alternações entre torô e garoa. Um espanto, pois, foi uma coisa que veio assim do nada... Sol quente na moleira e de repente... Dizem por aí que é a tal de zona de convergência inter tropical (?), mas eu não sei não, já que minha mente trabalhou muitos fatores.
A chuva forte encheu galerias, encontrou valas cheias de lixo, transbordou esgotos, transformou ruas sem asfalto em ringues de lama, mães com medo da dengue, febre amarela, rotavirus. A chuva deixou a cidade fedendo, precipitando algo de podre que estava escondido por detrás das belas palmeiras da Avenida Daniel de LaTouche, deu sentido a podridão que brota da Lagoa da Jansen, fez a urina das ruas e becos da Praia Grande rescender e fazer engulhar até o mais sujo cachorro. Só que ninguém percebeu os sinais, e continuávamos na frente da televisão vendo a previsão do tempo, formando musgo, e acreditando na zona de convergência.
Até que ontem a chuva parou por completo, mas o sol não saiu um instante. Céu cinza, de dar medo... Gritos, choros, palmas... A cavalaria abre caminho no meio da multidão convulsa em frente ao Palácio, dando passagem a ela... Só que a multidão não era nada, não éramos nós.
O maranhense não grita mais, e dos seus olhos nem uma lagrima e apenas a expressão atônita da descrença na vida, como quem se entrega pra morrer, pois seu jumento caiu de sede, e 40 km caminhando o individuo não acha mais força nas pernas. Fecha os olhos e não quer mais abrir, com medo do amanhã. Já que sensação que dá é que o nosso Estado é um quadrado fechado, e todos os seus habitantes claustrofóbicos arranham as paredes sem saída... Quando alguém estende a mão o maranhense, cansado de sofrer acredita e vai, mas não depois de muito tempo descobre que a luz era um artifício... Formiga sendo queimada com a lupa... Preferimos acreditar na zona, nossa esperança de que o cheiro podre vinha da chuva transbordando as fezes dos esgotos.
Ela veio de cabelo corte chanel, sorriso amarelo, oca por dentro... Veio com a pá de cal, com a benção do seu pai todo poderoso. Veio triunfante com o epitáfio do povo na mão.
Mas Esperança, sem a ultima, há de erguer a mão da terra para puxar o seu pé.
Dançar com a ausência, aproveitar companhias, queimar com paixões, viver o instante sem desistir de mudar o mundo. Fabio Rocha.
4 comentários:
G!
Primeiro, parabéns pelo brilhante texto, segundo, quero apenas dizer que o Maranhão, o digno e valente povo do Maranhão sabe que o Brasil não se coaduna com esse aremedo de Justiça e segue em frente, de mãos dadas com vocês! A grande imprensa, passa para todo o Brasil, que tudo foi feito com a maior lisura e respeito as leis, mas sabemos, que, apenas por exemplo, as "provas" contundentes e que levaram o Tribunal a tão radical decisão, são simplesmente provas testemunhais! No jargão judiciarês, chamamos a prova testemunhal de "a mais prostituta das provas". Normalmente elas são usadas para corroborar indícios de provas materiais, nunca para sozinhas, valerem como verdade absoluta... Hoje a Blogosfera consegue romper o círculo blindado que a Grande Imprensa usa para proteger os seus e uma grande parte dos brasileiros literalmente bota a boca no trombone, disseminando a farsa e a injustiça que está a se abater sobre o povo maranhense!
XÔ SARNEY!
Lhe dou minha solidariedade, sei que não é muito, mas coragem, vocês não estão sós!
Beijos!
Paulo, o espanto é uma coisa que paralisa, mas que não dura pra sempre...Ela não perde por esperar.
Oi Gerusa, Tudo bem?
Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do 'O Verbo Estar'.
As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.
A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.
As inscrições podem ser feitas no site:
www.concursocnn.com.br
Acompanhe ainda as novidades no Blog:
http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/
e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,
por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131
Obrigada pela atenção.
Patricia Perez
patricia@ichimps.com.br
Tradução perfeita do nosso sentimento. E eu também continuo acreditando na esperança, "ainda que o pão seja caro e a liberdade pequena". Eles todos não perdem por esperar.
Belíssimo!
Postar um comentário