03 abril 2008

Aos meus queridos calouros

Está é a minha terceira turma de calouros desde que entrei na universidade, e isso me faz pensar em muitas coisas boas e importantes.
Quando me refiro a calouros estou falando num sentido geral e não só do meu curso, já que dentro da minha condição de militante do Movimento Estudantil e das responsabilidades que isso me acarreta sou gentilmente convidada a falar a quantas turmas possível, de Enfermagem a Ciências Sociais, e uma coisa que gosto muito de dizer pra eles e que se dêem a oportunidade de viver tudo o que a universidade venha oferecer.
É um momento único meus queridos, algo que jamais vai voltar e que tem tempo certo pra acabar ( a não ser que vocês queiram ficar desmoralizados como os nossos fosseis que já tem mais de dez anos na instituição e correm risco de jubilação).Não percam seu tempo em deslumbramentos que os levem a pensar serem melhor que os outros, pois lhes digo que quanto mais passo tempo aqui mais percebo que a ciência nada mais é do que aquilo que meu pai me ensinou, só que com um enunciado melhor elaborado.
Também digo que não percam tempo em perpetuar a hierarquia de cursos que aqui existe, já que isso não vai te livrar de ser um desempregado com diploma amanhã.Não esqueça do mundo lá fora, tenha consciência de que esta é só mais uma maneira de passar o seu tempo e cabe somente a você fazer com que ele passe com qualidade, pois como já disse existe algo além dos muros e muitos ficaram do lado de lá para que estivesse aqui.Trabalhe por eles.
Não se engane com titulações.Isso não livra ninguém de ser um porco hipócrita que não essitará em humilhar para satisfazer seu ego pessoal. Dê bom dia a cada vigia, servente, tia do cafezinho (alias o café da tia da Reitoria é o melhor!), são eles a base pra que tudo funcione.Jamais falte a aula daquele professor que passa horas falando coisas que te instigam a sair da inercia, pois são esses que apesar da constante desvalorização de sua classe ainda cultivam sonhos.
A universidade, assim como a educação como um todo é a mais eficiente em reproduzir o sistema atual e, ao mesmo tempo, criar mecanismos que o leve a falência. Estes dois lados esperam que você tome partido diante das coisas.Aqui é o lugar de tomar partido independente de qual for, por isso não fique parado com o risco de se arrepender.
Vá a todos os ponches* possíveis, todos os bares ruins, todas as rodas de violão, assembleias, passeatas, ocupações, não morra sem faze-los pois muito além de ressaca e riscos de apanhar de seguranças fortemente armados você terá experiência e muita história boa para netos futuros.
Tudo que está ai é fruto da minha curta e intensa experiência, mas quem disse que é pra durar pra sempre? Queria dizer mais coisas, muito do que está ai falei pra poucos, mas a mensagem mais importante que é viver eu sempre passei a diante.

4 comentários:

Dowglas Lima disse...

É... realmente a universidade é um lugar ímpar. Vou procurar ser um aluno melhor depois desse post.

Gerusa disse...

Ô meu amor! Tu vais melhorar em que?
Você já é extraordinario, eu só queria ter o prazer da tua companhia todos os dias no mesmo predio pra poder ficar dando corda as porra-louquices um do outro!
rsrsrsrsrsrsrs

MayCon SilveiRa... disse...

Tbm acho, q quem faz a carreira eh o proprio aluno-profissional...

providenciando logo, uma auto-critica, ja de inico no curso, analizando se eh o q realmente qer pro resto da vida...
e sem falar q, o diplona não eh garantia de qualidade...

Gerusa disse...

E a Marlene Turismo sai ou não sai Maycon?
rsrsrsrs